terça-feira, 27 de abril de 2010

20 anos do Telescópio Hubble.


Edwin Hubble (1889 – 1953) foi um astrônomo e astrofísico estadunidense, que ficou famoso pela descoberta de que as nebulosas (até então chamadas), eram na verdade galáxias fora da Via Láctea e que afastam-se umas das outras em velocidade proporcional à distância que as separa.
Com sua descoberta da expansão do universo, Edwin Hubble foi homenageado, tendo o seu nome no maior telescópio que orbita a Terra, o Telescópio Espacial Hubble.
O telescópio Hubble, foi projetado nos anos 40 pelo astrônomo Lyman Spitzer, que apresentou duas vantagem para ter um telescópio extraterrestre, sendo elas a resolução óptica, pois não haveria difração causada pela atmosfera terrestre e a possibilidade de observar a luz ultravioleta e infravermelha. Sua montagem teve início na década de 70 e durou até meados da década de 80.
Seu lançamento foi feito no dia 24 de abril de 1990, sendo esse ano o seu 20º aniversário, durante esses 20 anos em operação, o telescópio Hubble observou mais de 30 mil objetos, tendo arquivado mais de meio milhão de fotografias entre elas de nebulosas, estrelas, e Planetas do Sistema Solar e extra-solar.
Mesmo tendo contribuído de uma forma extraordinária para a astronomia o telescópio Hubble será aposentado no ano de 2013 e substituído pelo Telescópio Espacial James Webb, que terá a função principal de examinar a radiação infravermelha liberada pela explosão do Big Bang.

4 comentários:

  1. Hubble.. pena que, segundo o jornal nacional, ele vai ser substituido em breve. :(

    ResponderExcluir
  2. Cara massa a lente optica :) mas mais legal vai ser vai ser a radiação infravermelha do big bang. Não sei o que essa porra significa mas deve ser importante :D Abraço Mime Good Job

    ResponderExcluir
  3. me sinto muito burra nesse momento... (LOL)


    aprendi algo novo :)

    ResponderExcluir
  4. post de nerd mimiii :P
    HASHUHSUAHSUAHSUAHUSH

    capaz, tá bem diver =D

    ResponderExcluir