quarta-feira, 15 de junho de 2011

somos o futuro da nação?

Já houve um iluminado tempo onde o homem virtuoso era o homem que encontrava um meio termo em sua vida, um equilíbrio harmônico, essa foi uma teoria desenvolvida pelo então empirista Aristóteles, ele também acreditava que o homem possuía virtudes morais e intelectuais que vinham junto com sua vivência, de que o ser humano adquiria de experiência em sua vida.

Entre os séculos XV e XVIII, na renascença, teve-se uma grande revolução, para a história das ates e das ciências, tendo como grandes mentes dessa era, Leonardo Da Vinci com o famoso quadro da Monalisa, Michelangelo com sua mais famosa pintura, na Capela Sistina e Isaac Newton com suas contribuições para o campo da física, também grandes filósofos como Voltaire e John Locke os principais nomes do Iluminismo aos quais combatiam o absolutismo real propondo a liberdade de consciência do povo e os direitos básicos de todo cidadão.

O mundo já teve o privilégio de ter outros grandes seres que já contribuíram para a história da humanidade, como Sócrates, Platão, Galileu Galilei, Albert Einstein, todos grandes pensadores e filósofos nas suas épocas. Nos anos 50 as artes tomam outro rumo e começa o meio século de importância que a música teve, e Nos EUA, no meio da Guerra do Vietnã, houve o grande movimento Hippie contra a guerra, de jovens querendo somente paz e amor, que queriam dizer não à guerra, o que acabou se espalhando pelo mundo todo e teve uma grande mente que foi John Lennon, com sua música Imagine (imagine não existir países/não é difícil de fazê-lo/nada pelo que lutar ou morrer/e nenhuma religião também/imagine todas as pessoas/vivendo em paz também), sim John Lennon era um idealista, procurando uma sociedade perfeita em meio a tanto ódio e guerras, assim como Platão, também idealista, que sempre procurou uma sociedade perfeita.

E nesse meio tempo os valores da humanidade mudaram e chegamos ao século XXI, onde se tem uma população supérflua e decadente, que só se importa na sua posição na pirâmide social. As pessoas dizem que o computador abre um mundo de informações para a população, mas grande parte das pessoas se limita em páginas de redes sociais ou jogos, se vê diariamente erros tenebrosos de ortografia, até em livros didáticos se vê erros de português. Hoje em dia a educação no país é decadente, as pessoas não ligam mais para a educação ou o que acontece no país, como a corrupção que está cada vez mais escandalosa e ninguém é capaz de dar um basta nisso. Acredito que Renato Russo iria repensar na sua frase da música Geração Coca-Cola (Vamos fazer o nosso dever de casa/e aí então vocês vão ver/suas crianças derrubando reis/fazer comédia no cinema com as suas leis). Está mais do que na hora da nova geração se importar com o que acontece ao seu redor, de exigir os seus direitos, de lutar contra a corrupção política, de defender a liberdade e igualdade, que os grandes filósofos do passado lutaram para termos hoje. Está na hora de mudar o mundo e não deixar o que levou mais de dois mil anos de pessoas lutando por um mundo melhor, cair em uma escuridão de pessoas ignorantes, preguiçosas e supérfluas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário